Ensinamentos da Vida

mar_bravio

Ninguém passa por essa vida sem experimentar todos os tipos de emoções. Acredito que esse seja um dos motivos para os quais viemos a esse mundo.

Todos em algum momento sentimos uma alegria imensa, seja em um nascimento, casamento, encontro ou reencontro.

Aquela alegria que faz o coração bater mais forte, faz os olhos brilharem com mais intensidade e o sorriso se alargar até não caber mais no próprio rosto.

Essa é a pureza e a essência da alegria, da felicidade.

Certamente vivenciamos ao menos uma vez na vida um sentimento como esse.

E vem a ansiedade…Essa pode ser tanto na alegria como na preocupação ou na tristeza.

Estar ansioso, provoca diversos tipos de sensações. Calafrios, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, “borboletas no estômago”.

Tantas sensações para descrever algo que esperamos impacientemente. Pode ser uma ligação, uma resposta, um olhar. Quem nunca esteve em uma situação parecida?

E tem a tristeza. Essa é bastante dolorosa. Geralmente quando perdemos um amor, um ente querido, quando nos decepcionamos.

A tristeza é a dor da perda. São lágrimas que caem do rosto sem que consigamos controlar. O desânimo, a falta de vontade, de desistir de tudo nascem da tristeza.

Enfim, assim são os sentimentos. Vivenciamos cada um deles à medida que experimentamos algo que não conhecemos em nossas vidas.

Alguns são bons e, se pudéssemos sentiríamos somente as sensações que mais no agradam, que mais nos dariam satisfação, prazer e alegria.

Mas infelizmente a realidade é outra.

Vivemos uma miscelânea de experiências. Vem as dificuldades que não queremos passar, e então passamos e, para nos fortalecer, vem as alegrias, as surpresas, as bençãos que nos fazem crer, sentir esperança, acreditar novamente que tudo pode mudar, que a vida vai melhorar.

E quando melhora, vem os desafios, as tristezas, decepções, as provações que testam nossos limites, a razão e a nossa fé.

Sentimentos como esses nos colocam a prova de nós mesmos. São como provas práticas da nossa vivência que nos mostram se realmente cremos naquilo que pregamos para o próximo.

É o famoso “Falar é fácil”. São as experiências que vivemos que realmente nos mostra quem somos, ou do que somos capazes.

São essas experiências que nos definem como seres humanos, cheios de fé ou com a falta dela.

São essas mesmas experiências que têm o poder de nos fortalecer ou nos derrubar de vez.

Tudo depende da maneira como encaramos o que vivemos….

Vivemos para ensinar ou para aprender? Para amar ou magoar? Para sentir ou apenas passar?

Vivemos para fazer a diferença ou para ser mais um?

Podemos fazer a diferença sempre! Na nossa vida, mas principalmente na vida do outro.

Fazemos a diferença quando entendemos que independentemente dos sentimentos que estamos vivenciando, somos capazes de transmitir para qualquer pessoa que o amor, prevalece acima de qualquer coisa.

Que a esperança deve continuar brotando nos olhos e nos corações.

Que a caridade deve fazer parte da nossa rotina, assim como acordar todos os dias e escovar os dentes.

Que a tristeza, a decepção, o abandono, existem para nos fortalecer, para serem transformados em alegria, fé, renovação, amor.

Seja o que for que esteja sentindo ou vivendo, lembre-se que há sempre um caminho a ser seguido. Um caminho de muita luz, paz, amor, que todos temos acesso, todos somos capazes de atravessar.

A luz brilha para cada um de nós. Não importa o que aconteceu no passado e nem como está o presente. O que realmente importa é o que você vai decidir ser e sentir daqui pra frente.

Renove suas energias, alimente sua fé, sorria, contemple as coisas mais simples da vida, e a resposta virá, junto com um fortalecimento de que o melhor ainda está por vir.

Beijos no coração.

Samara Garcez

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s